IN, ON OU AT? E AGORA???

Uma das dúvidas mais comuns apresentadas por estudantes de inglês, principalmente na hora de falar, é quando usar IN, ON e AT. As três são preposições de tempo e lugar, ou seja, servem para ligar e relacionar o tempo ou lugar ao restante da frase e completar seu sentido, indicando o momento ou local em que uma ação ocorre. Mas quando seria o momento de utilizar cada uma? Existe uma regra?

De forma geral, podemos dizer que há uma regrinha básica para nos ajudar a lembrar em que momento usar cada preposição. É claro que há algumas exceções, principalmente quando se trata de algumas expressões já fixadas em nosso vocabulário, que não seguem a lógica apresentada. No entanto, para alegria geral dos estudantes e curiosos, 90% das dúvidas mais frequentes devem ser resolvidas se nos lembrarmos da seguinte imagem:

piramide

 

A pirâmide acima representa graficamente a lógica que devemos seguir ao pensar nas preposições. De que forma? Veja bem:

IN: A preposição IN está na base da pirâmide, que possui sua maior área. Logo, IN deve ser usado precedendo informações de tempo e espaço maiores, menos específicas. Vamos utilizá-la quando quisermos nos referir a lugares grandes, que trazem informações pouco específicas para nosso interlocutor, como nomes de países, estados, cidades e bairros. O mesmo vale para o tempo: IN virá antes de informações sobre séculos, décadas, anos e meses. Veja alguns exemplos:

  • My brother was Born in 1990 and I was Born in 1996.
  • His best friend’s birthday is in July.
  • Harry’s mother was against his idea of living in São Paulo.
  • The Walk of Fame is located in California and it’s very famous for the celebrity names on it.

 

AT: Ao contrário da preposição IN, AT está no topo da pirâmide, ou seja, na menor parte dela. Seguindo a mesma lógica apresentada na preposição anterior, você já deve ter deduzido em que situações a utilizamos: para tratar de referências a locais ou espaços de tempo muito bem definidos e menores, como endereços completos (com número), tipos de estabelecimentos e horário do dia. Acompanhe os exemplos:

 

  • Every Sherlock Holmes’s fan knows he lives at 221B Baker Street.
  • My boss is very strict about our punctuality, so I always arrive at 9 o’clock or earlier, no matter what happens.
  • We chose to study at FISK for many reasons, including the good material and the special treatment the students get.

 

ON: agora ficou fácil! Sabendo que utilizamos IN para nos referir a espaços e períodos pouco específicos e AT para os menores e bem específicos, é só encontrar o meio-termo entre eles para saber quando utilizar ON. ON é usado para fazer referência a lugares e momentos intermediários na questão “especificidade”, ou seja, aqueles que servem para situar de certa forma o interlocutor do tempo ou lugar em que a ação ocorre sem dar maiores informações, como é o caso de nomes de ruas ou avenidas (sem número), dia do mês ou da semana. Confira:

 

  • The Independence Day is celebrated on July 4th in the United States and on September 7th here in Brazil.
  • Many theater lovers dream of watching a play on Broadway.
  • The students have grammar lessons on Mondays and conversations classes on

 

Ah, e pra quem sempre teve a dúvida: quando se trata de plataformas virtuais, sites ou redes sociais, o correto também é utilizar ON.

 

  • There are some very useful tips on Fisk’s page on Facebook.

 

Algumas exceções a essas regras são expressões como “in the street”, “at night”, “in the morning/afternoon” ou “in 5 minutes”, além das frases em que IN e ON servem para indicar posição (dentro e sobre, respectivamente). Mas isso é assunto pra outro tópico, pois agora que você já sabe a regra da pirâmide, já pode falar a maior parte das frases sem ficar cheio de dúvidas.

So, see you on another post!